A fundação da Associação Comunitária e Cultural Porto União deu-se no dia 24 de outubro de 1997, em uma reunião que ocorreu na Câmara de Vereadores do Município de Porto União, estado de Santa Catarina, da qual participaram várias pessoas representando os moradores, entidades de classe e comunidades diversas.

A reunião foi Presidida pelo Senhor Sérgio Moreira, da cidade de Canoinhas, Santa Catarina, Coordenador da ARCOPLAN (Associação Regional das Rádios Comunitárias do Planalto Norte).

Também participou dessa reunião o Senhor Bernardo Becher, da cidade de Mafra, Santa Catarina, representando a ABRAÇO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária).

Nesta data foi eleito, o primeiro Presidente da Associação Comunitária e Cultural Porto União, o Pastor Carlos Nieuwohner, da Igreja Luterana de Porto União.

A Associação Comunitária e Cultural Porto União começou a prestar serviço de radiodifusão somente nove anos após sua fundação, quando em 11 de agosto de 2006, através do DECRETO LEGISLATIVO n º 400/2006, foi aprovado e decretado pelo CONGRESSO NACIONAL, o ato referente a Portaria nº 218, de 28 de abril de 2004, autorizando a Associação à executar tais serviços, assinado pelo Presidente do Senado Federal.

O DECRETO LEGISLATIVO n º 400/2006, foi promulgado pelo Presidente do Senado Federal, e publicado no Diário Oficial da União de 14 de agosto de 2006.

Desde então, levamos aos nossos ouvintes através das ondas da Rádio Comunitária Porto União FM 87.9, a mais agradável e contagiante programação, com 25 WATTS DE POTÊNCIA, dedicação, garra e criatividade.

Em 18 de dezembro de 2008, assumiu a Presidência da Associação Comunitária e Cultural Porto União, o Senhor Luiz Antônio de Oliveira.

É uma associação civil de objetivo cultural e artístico; leiga, democrática, apartidária e sem fins lucrativos.

Têm por finalidade contribuir com a luta pela democratização dos meios de comunicação e da informação, por meio da institucionalização do Direito de Comunicar.

Têm também por objetivo prestar serviço de radiodifusão comunitária, operando em frequência modulada (FM), fora da faixa comercial (na sintonia de 87,9 MHz) e baixa potência ( 25 Watts ).

Ao longo de seus anos de atividade mantém espaço aberto para os mais diversos segmentos da comunidade do município de Porto União.

Anunciantes