Porto União adota atividades escolares remotas em escolas utilizadas como abrigos durante cheia
- 17/09/2026
- 0 Comentário(s)
A Secretaria Municipal de Educação de Porto União passou a adotar atividades escolares remotas nas unidades de ensino que estão sendo utilizadas como abrigo para moradores afetados pela cheia do Rio Iguaçu. A medida tem caráter excepcional e temporário e será mantida enquanto persistir a situação provocada pela elevação do nível do rio.
A mudança atinge o Núcleo Educacional São Bernardo do Campo, o Núcleo Educacional João Fernando Sobral e o Núcleo Educacional Hermínio Milis.
Segundo o secretário municipal de Educação, professor Edson Twardowski, a pasta realizou uma reunião pedagógica com as equipes gestoras das três unidades para definir como as atividades escolares serão mantidas durante o período em que os espaços estiverem sendo utilizados como alojamentos.
As equipes pedagógicas e os professores já começaram a preparar os materiais que serão encaminhados aos estudantes e às famílias. Entre os recursos previstos estão atividades impressas, a plataforma Aprende Brasil, jogos e links de vídeos.
Em algumas unidades, os responsáveis deverão retirar os materiais diretamente nas escolas. As informações sobre datas, retirada e devolução das atividades serão repassadas pelas próprias unidades de ensino às famílias.
Os professores também estarão disponíveis para orientar estudantes e responsáveis em caso de dúvidas relacionadas às tarefas, ao acesso às plataformas educacionais ou aos grupos de comunicação das turmas.
Twardowski reforçou que a mudança para o ensino remoto ocorre exclusivamente em razão da situação provocada pelas cheias e não representa uma alteração permanente no funcionamento das escolas.
“É um comunicado de caráter excepcional, temporário, emergencial somente, enquanto perdurar a situação decorrente das cheias do Rio Iguaçu”, afirmou o secretário.
Fonte:Portal da Cidade










