União da Vitória decreta Situação de Emergência em razão das inundações
- 13/09/2026
- 0 Comentário(s)
O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, assinou na tarde deste domingo (13) o Decreto nº 473/2026, que declara Situação de Emergência nas áreas do município afetadas pelas inundações provocadas pela elevação do nível do Rio Iguaçu e pelas chuvas intensas registradas nos últimos dias.
De acordo com o levantamento da Defesa Civil Municipal, até o meio-dia deste domingo, 522 residências já haviam sido atingidas. O município contabilizava 247 pessoas desabrigadas, acolhidas em abrigos públicos, além de aproximadamente 1.800 pessoas desalojadas, que deixaram suas casas e estão temporariamente hospedadas com familiares ou amigos.
O nível do Rio Iguaçu chegou a 6,24 metros neste domingo. A previsão dos órgãos de monitoramento é de que o rio possa atingir aproximadamente 6,30 metros ao longo da semana, mantendo as equipes municipais em estado de atenção e mobilização.
Com a declaração de emergência, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil (COMPDEC), para atuação nas ações de resposta ao desastre, atendimento à população, recuperação das áreas atingidas e posterior reconstrução.
O documento também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas para arrecadação de recursos destinados ao reforço das ações de assistência às famílias afetadas. Em situações de risco iminente, as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil poderão prestar socorro ou determinar a evacuação de imóveis, conforme previsto na legislação.
A medida permite ainda, nos termos da legislação federal, a adoção de procedimentos administrativos necessários para a resposta à emergência, incluindo a contratação emergencial de bens, serviços e obras relacionados ao atendimento da situação, desde que observados os requisitos legais. O decreto terá validade de 180 dias.
“Estamos vivendo um momento que exige união, responsabilidade e, principalmente, cuidado com as pessoas. Nossas equipes estão mobilizadas, acompanhando permanentemente o nível do rio e atuando para atender as famílias que precisam deixar suas casas. A assinatura deste decreto reforça e amplia a capacidade do município de responder a essa situação e de buscar os meios necessários para atender a população”, destacou o prefeito Ary Carneiro Junior.
Fonte: Prefeitura de União da Vitoria
#Compartilhe










