Há exatamente 41 anos, o Rock in Rio fazia história no Brasil
- 21/01/2026
- 0 Comentário(s)
Rock in Rio, que ocorreu entre 11 e 20 de janeiro de 1985, na antiga Cidade do Rock, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
á 41 anos, o Brasil vivia um momento histórico com a realização da primeira edição do Rock in Rio, que ocorreu entre 11 e 20 de janeiro de 1985, na antiga Cidade do Rock, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Com duração de dez dias, o festival reuniu um público estimado em 1 milhão e 380 mil espectadores, consolidando-se desde a estreia como um dos maiores eventos musicais do mundo. De acordo com o idealizador do festival, o empresário e publicitário Roberto Medina, cerca de US$ 11 milhões foram investidos na organização do evento.
Mais do que um marco cultural, o Rock in Rio de 1985 foi decisivo para o mercado musical brasileiro. O festival ajudou a convencer gravadoras, empresários e a imprensa de que o rock nacional e internacional representava um mercado promissor, ainda pouco explorado no país.
Algumas apresentações tornaram-se históricas e ganharam registros oficiais. O Barão Vermelho, que se apresentou em 15 de janeiro, teve seu show lançado em LP e CD em 1992, com o título Barão Vermelho ao Vivo. Já em 2007, o material foi relançado em CD e DVD, sob o nome Rock in Rio 1985: Barão Vermelho, com som e imagem remasterizados.
Os Paralamas do Sucesso, que subiram ao palco no dia 16 de janeiro, também tiveram sua apresentação eternizada. O show foi lançado em CD e DVD em 2007, igualmente com áudio e vídeo remasterizados.
Quatro décadas depois, o Rock in Rio segue como um símbolo da força da música e da cultura no Brasil, tendo sua primeira edição reconhecida como um divisor de águas na história dos grandes festivais do país.
#Compartilhe











